São muitas as vantagens do uso estratégico da tecnologia em processos de alfabetização de crianças. Elas são amparadas por pesquisas dos mais variados campos, pois o tema é amplamente debatido nos meios acadêmicos atualmente.
Aqui no blog, nós resolvemos apontar os benefícios mais visíveis, de uma maneira prática e rápida. Ë o que você vai ver a seguir.
Acompanhe!
Engajamento com o conteúdo
Em sala de aula ou como recomendação para os pais, as aplicações digitais podem contribuir muito para ganhar o engajamento dos educandos.
Neste sentido, é possível complementar as atividades offline, alcançando uma melhor assimilação dos conteúdos. Isso de maneira interativa, lúdica, por exemplo, por meio de jogos.
Inclusão digital
Todos sabemos que a alfabetização não é a simples junção das letras para formar sílabas, palavras, frases… Ela é um instrumento de cidadania fundamental para a vida em sociedade.
Ao usar a tecnologia na alfabetização, a escola contribui para a inclusão digital das crianças.
Dessa forma, facilita a inserção nas novas dinâmicas sociais que, lá na frente, serão fundamentais para a vida adulta (trabalho, estudos e assim por diante).
Incentivo à criatividade e à autonomia
O uso de dispositivos e aplicativos digitais logo no período de alfabetização também estimula a criatividade.
Ao mesmo tempo, ajuda a desenvolver autonomia, uma vez que o educando tem diante de si um mundo de oportunidades de aprendizado.
Aprender a aprender
E por falar em autonomia, o uso da tecnologia também favorece meios de aprender a aprender.
Isso porque as dinâmicas envolvidas em jogos, videoaulas, audiolivros e uma infinidade de opções facilitam a pesquisa.
Tecnologia em processos de alfabetização de crianças: use com moderação
Uma questão que deve ser consenso é que as crianças devem ter um limite na quantidade de 'tempo de tela' que elas têm todos os dias.
Da mesma forma, o uso de dispositivos e aplicações precisa sempre ter a supervisão dos adultos, principalmente quando há conexão com a internet.
Do contrário, há alguns problemas que podem surgir:
- aumento da ansiedade, pelo forte estímulo audiovisual;
- acesso a conteúdos inadequados, como temáticas inapropriadas para a idade, notícias falsas, entre outras;
- distração das atividades escolares;
- falta de tempo para o desenvolvimento de interações com amigos e familiares;
- entre outros.
Em suma, deve-se primar pelo uso moderado e adequado das soluções tecnológicas. O que merece um diálogo contínuo entre a escola e os responsáveis pelos pequenos.
→ Leia também: Professor influencer: por que cada vez mais educadores ensinam online?
Você já conhece a plataforma Super Ensino?
Super Ensino é a plataforma digital de reforço escolar mais completa do norte do Brasil.
Direcionada ao Ensino Fundamental, ela reúne tecnologia e didática para ajudar os estudantes a aprofundar seu conhecimento nas matérias vistas em sala de aula.
Com a Super Ensino, os estudantes melhoram seu desempenho e os professores e gestores de educação contam com a tecnologia para potencializar seus resultados pedagógicos — incluindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).