Quando se trata de alfabetização de crianças, toda criatividade é pouca. Por isso, os educadores encarregados dessa missão frequentemente recorrem a conteúdos audiovisuais.
Também é fundamental que os pais e responsáveis continuem incentivando a descoberta da língua em casa. Dessa forma, o desenvolvimento do educando pode ser incrementado, potencializando os resultados.
Pensando nisso, trazemos neste artigo uma lista com três canais do YouTube que você pode usar em sala de aula e também recomendar para os pais de seus alunos.
Confira, a seguir!
Canais do YouTube que ajudam na alfabetização de crianças
1. Leo & Lully
Leo & Lully é um canal direcionado para o crescimento pessoal da criança. Para isso, apresenta conteúdos que despertam a curiosidade, reforçam o aprendizado, a autoconfiança e trazem conhecimento.
Apresenta três episódios semanais com atividades lúdicas, artísticas e muito divertidas.
Tudo isso em um universo criado para estimular a capacidade cognitiva e auxiliar no desenvolvimento de fatores relacionados ao pensamento, linguagem, percepção, raciocínio e memória.
2. Kidspace TV
O canal Kidspace TV apresenta desde vídeos educativos a livros infantis com narração que desperta a curiosidade da criançada.
Além disso, também traz conteúdos para ajudar aos pais na hora de dormir dos pequeninos, trazendo histórias de ninar e sons para reduzir o estresse do dia.
Vale a pena conferir a playlist de alfabetização do KidSpace TV.
3. Crescer e Aprender
Totalmente dedicado aos pequeninos, o canal Crescer e Aprender usa recursos gráficos e narrativos para ensinar leitura.
Todo o conteúdo é bastante lúdico, com destaque para o uso frequente de animais como ilustração.
→ Leia também: 5 influenciadores da Educação para seguir nas redes.
Você já conhece a plataforma Super Ensino?
Super Ensino é a plataforma digital de reforço escolar mais completa do norte do Brasil.
Direcionada ao Ensino Fundamental, ela reúne tecnologia e didática para ajudar os estudantes a aprofundar seu conhecimento nas matérias vistas em sala de aula.
Com a Super Ensino, os estudantes melhoram seu desempenho e os professores e gestores de educação contam com a tecnologia para potencializar seus resultados pedagógicos — incluindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).