Todo docente é fortemente influente, mas a novidade é que agora existe o chamado “professor influencer”. Este termo vem sendo amplamente empregado para designar educadores com milhares de seguidores nas plataformas digitais.
Professores influencers são isso mesmo: usam Facebook, Instagram, Tik Tok, YouTube e qualquer outra rede social para levar conteúdo escolar a alunos que talvez nunca conheçam pessoalmente.
Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!
O que faz um professor influencer?
Docentes nas mídias sociais podem oferecer uma riqueza ilimitada de recursos para todas as faixas etárias e disciplinas.
Além de encontrar ideias incríveis para implementar em sua própria carreira na educação, também fazem amizades duradouras e expandem sua rede de intercâmbio de experiências.
Não raro, encontramos pedagogos que contam que foi a conexão com outras pessoas nas mídias sociais que os fez “voltar a se apaixonar” pelo Ensino – muito depois que a energia e o entusiasmo iniciais se esgotaram.
E isso é particularmente importante, pois é um fenômeno que ajuda profissionais que enfrentam muitas dificuldades no dia a dia a manter um senso de propósito, clareza e paixão. Afinal, estamos falando de uma carreira que pode facilmente se tornar cansativa em momentos de frustração.
Por que a docência online está em alta?
É bem verdade que tem bastante gente ensinando na internet como se docente fosse, tanto que está ficando difícil separar o joio do trigo.
No entanto, não se pode negar que o uso estratégico das plataformas digitais está ampliando o Ensino como nunca antes na história.
E isso é muito bom. Até porque está em perfeita consonância com a forma como os estudantes estão trilhando o aprendizado na atualidade.
Para se ter uma noção, 80% das pessoas que vivem com crianças relataram que elas usam recursos online para estudar, de acordo com uma pesquisa global do United States Census Bureau.
E mais: um estudo publicado pela Frontiers In Psychology em maio de 2021 apontou que “com o crescimento das redes sociais e o aumento da presença online de muitas instituições acadêmicas”, os alunos estavam usando Instagram, Facebook e outras redes para “participar de discussões regulares sobre tópicos de tendências e manter contato com colegas ou instrutores”.
Na prática, trata-se de um fenômeno que acompanha a transformação digital dos nossos tempos.
Praticamente todos os profissionais agora têm algum tipo de atuação online. Ao mesmo tempo, os próprios estudantes buscam complementar seu aprendizado na internet. Por isso, não é de se admirar que a figura do professor influencer esteja se consolidando.
Você já conhece a plataforma Super Ensino?
Super Ensino é a plataforma digital de reforço escolar mais completa do norte do Brasil.
Direcionada ao Ensino Fundamental, ela reúne tecnologia e didática para ajudar os estudantes a aprofundar seu conhecimento nas matérias vistas em sala de aula.
Com a Super Ensino, os estudantes melhoram seu desempenho e os professores e gestores de educação contam com a tecnologia para potencializar seus resultados pedagógicos — incluindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).