Educação Básica

7 razões para inserir a tecnologia na sala de aula

Apesar da ambientação tecnológica já pairar sobre todas as escolas, fazem a diferença os professores que a empregam de maneira estratégica. Entenda.


Inserir a tecnologia na sala de aula é, ao mesmo tempo, um desafio e uma necessidade dos professores atualmente. Isso de maneira estratégica, com métodos, práticas e objetivos bem definidos.

Na prática, de uma maneira ou de outra, a ambientação tecnológica já paira sobre todas as escolas. Então o que cabe aos docentes é fazer isso de maneira consciente e buscando alcançar metas específicas. 

Neste artigo, resolvemos listar as sete mais fortes razões para isso. Acompanhe!

7 fortes razões para inserir a tecnologia na sala de aula

O ambiente de aprendizagem hoje é mais dinâmico do que nunca. Como resultado, os alunos são muito diferentes daqueles para os quais nosso sistema educacional foi projetado. 

Com o avanço da tecnologia, as salas de aula deveriam ser remodeladas e redefinidas de várias maneiras para atender às necessidades em evolução dos alunos digitais modernos.

E os motivos para isso são muitos, como você vai ver nos tópicos a seguir!

1. A tecnologia ajuda a conectar os alunos ao mundo real 

Uma professora de Artes leva seus alunos em um tour virtual pelo Museu Nacional de Belas Artes; um professor de História conduz seus alunos pelos corredores e história da Câmara dos Deputados... 

Inserir a tecnologia na escola permite que os educadores ultrapassem as barreiras físicas da sala de aula, oferecendo aos estudantes uma maneira de conectar o currículo com o mundo real.

2. Prepara os estudantes para o mercado de trabalho

Para prosperar no local de trabalho do Século XXI, os estudantes precisam ter mais do que um conhecimento prático de certas ferramentas tecnológicas (calendários eletrônicos, páginas da web, teleconferência, lousas eletrônicas etc.). 

Ao integrar essas tecnologias ao currículo regular, as instituições de ensino garantem que seus alunos estejam preparados para os escritórios modernos.

3. Incentiva a colaboração

Muitas ferramentas educacionais oferecem uma variedade de funcionalidades que promovem a colaboração. Por exemplo, o Google Drive, no qual eles podem facilmente compartilhar e editar projetos uns com os outros.

4. Promove a acessibilidade e abraça a diversidade

Não há dois alunos que aprendam da mesma maneira, mas com a tecnologia na sala de aula, os educadores podem abordar uma grande diversidade de estilos de aprendizagem. 

É assim que escolas alemãs têm usado robôs para que seus alunos compareçam às aulas mesmo que estejam doentes: os professores ativam os “avatares” e os estudantes podem acompanhar tudo de casa — e interagir em tempo real.

5. Dá acesso a informações complementares

A tecnologia na sala de aula torna mais fácil para os alunos encontrar informações com rapidez e precisão. 

Motores de busca, eBooks, plataformas de reforço escolar… Há uma série de aplicações que potencializam a pesquisa para além dos livros tradicionais. 

Dessa forma, além dos professores e tutores, os estudantes podem obter ajuda individual por meio de vídeos educacionais, cursos etc — a qualquer hora e em qualquer lugar.

6. Promove a responsabilidade online

Com sites de mídia social em abundância, a maioria dos educandos já é formada por cidadãos digitais. No entanto, ao incorporar a tecnologia na sala de aula, a escola os ajuda a serem responsáveis ​​online

A aula torna-se um microcosmo da paisagem digital mais ampla, onde os estudantes podem praticar como se comunicar, pesquisar e interagir de maneira segura e saudável.

7. Adiciona diversão ao aprendizado

Fora da sala de aula, os alunos usam a tecnologia em todos os aspectos de suas vidas. Dentro dela, a tecnologia torna o aprendizado mais divertido e emocionante

Métodos de ensino, como o aprendizado baseado em jogos, permitem que os instrutores ofereçam aulas com mais interatividade. Quem não gosta de se divertir?

Resumindo

Poderíamos citar mais de 100 razões para a incorporação da tecnologia na sala de aula. Contudo, essas sete mais evidentes já são suficientes para a reflexão sobre o tema. 

E sim, nós sabemos que não se trata apenas de querer, mas de ter as condições de infraestrutura e também orçamentárias para isso. O que não deve impedir que professores criativos driblem as dificuldades e tornem suas aulas mais interessantes com ferramentas e métodos tecnológicos bastante acessíveis — alguns deles, citamos neste texto. 

O que você achou das ideias que trouxemos neste artigo? Talvez você queira ver como a Robótica Educacional está mudando a maneira como alunos, pais, professores e gestores compartilham conhecimento. Baixe agora mesmo o eBook que preparamos sobre o tema!

Você já conhece a plataforma Super Ensino?

Super Ensino é a plataforma digital de reforço escolar mais completa do norte do Brasil. 

Direcionada ao Ensino Fundamental, ela reúne tecnologia e didática para ajudar os estudantes a aprofundar seu conhecimento nas matérias vistas em sala de aula. 

Com a Super Ensino, os estudantes melhoram seu desempenho e os professores e gestores de educação contam com a tecnologia para potencializar seus resultados pedagógicos — incluindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).



Compartilhe

Posts Similares

Quer mais conteúdos educativos?

Inscreva-se na SuperNewsletter!