Um professor influencer é aquele que usa as plataformas digitais para levar conteúdo didático a estudantes online. Basicamente, um educador virtual, que explora o melhor das redes sociais para fazer a Educação avançar.
Já há no Brasil muitos docentes fazendo isso, mas ainda há espaço para quem quer entrar nessa missão. Isso porque a demanda é gigante.
Para se ter uma ideia, cerca de 80% das pessoas que vivem com crianças relataram que elas usam recursos online para estudar, de acordo com uma pesquisa global do United States Census Bureau.
Agora, basta abrir um perfil no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube ou qualquer outra plataforma?
A resposta é não: é preciso tomar uma série de cuidados éticos, técnicos, entre outros, que você vai ver a seguir!
7 cuidados do professor influencer nas redes sociais
1. Tenha objetivos claros
Antes de abrir o primeiro perfil em uma rede e começar a dar dicas escolares, é preciso sentar e refletir sobre quais são os objetivos.
É o planejamento da trajetória que vai te ajudar a ter foco, inclusive na hora de preparar o material a ser apresentado.
2. Evite a ideia de ser “totalmente profissional”
Se você esperar até ter a melhor câmera, a melhor iluminação, microfone e tudo o mais, certamente vai adiar continuamente o início.
Apenas comece: se tem segurança que seu conteúdo é valioso para um público bem definido, comece fazendo com os recursos disponíveis. Este é o grande trunfo do digital!
3. Estude os mecanismos para operar bem as redes sociais
Todas as mídias sociais têm seus próprios mecanismos, ainda que no geral elas apresentem um funcionamento bastante parecido.
Vale a pena buscar tutoriais no YouTube sobre como operar as redes, ou mesmo ler os materiais disponíveis nas próprias plataformas.
→ Por exemplo, para saber como operar o YouTube, clique aqui.
4. Foque em qualidade, não em quantidade de seguidores
É muito bom ter um monte de seguidores, mas isso não acontece da noite para o dia.
Então, em vez de se preocupar com isso, gaste sua energia preparando seu conteúdo, suas aulas. Com o tempo, as pessoas vão começar a chegar, não se preocupe.
5. Cuide para não se tornar refém da demanda
Diferentemente dos influenciadores que são patrocinados por marcas para produzir conteúdo, você não tem nenhuma obrigação de postar para “alimentar seguidores”.
Como professor influenciador, prepare trilhas de conhecimento e as publique no ritmo que você definir.
6. Evite expor demais a vida pessoal
Este ponto é um pouco delicado, mas vale chamar a atenção: para sua própria credibilidade, opte por cuidar dos detalhes pessoais que publica nas redes.
Um bom conselho é: seu conteúdo deve vir antes, sempre.
7. Lembre-se: a categoria será representada por você
Como docente, você está carregando toda a categoria dos educadores em cada aparição que fizer no ambiente online. Nunca tire isso de perspectiva, pois a exposição requer responsabilidade.
Que tal, você já pensou na ideia de ser um professor influenciador?
Você já conhece a plataforma Super Ensino?
Super Ensino é a plataforma digital de reforço escolar mais completa do norte do Brasil.
Direcionada ao Ensino Fundamental, ela reúne tecnologia e didática para ajudar os estudantes a aprofundar seu conhecimento nas matérias vistas em sala de aula.
Com a Super Ensino, os estudantes melhoram seu desempenho e os professores e gestores de educação contam com a tecnologia para potencializar seus resultados pedagógicos — incluindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).