Educação Básica

A pandemia do Coronavírus: como aplicar esse tema em suas aulas?

A Pandemia obrigou as escolas a se adequarem ao formato totalmente digital, ou híbrido. Veja alternativas didáticas sobre o tema para usar em suas aulas.


Em 2020, com o impacto da Pandemia do Covid-19, houve o anúncio da paralisação das aulas presenciais, logo, vislumbrou-se um cenário totalmente diferente do habitual, atingindo as esferas econômica, política e  social. As Escolas precisam, de modo urgente, se adequar ao formato totalmente digital, ou híbrido, de forma disruptiva, e acelerada, visto que todos foram pegos de surpresa, o que causou a preocupação de  toda a comunidade escolar em relação ao futuro de nossos estudantes.

Escola e a pandemia - máscara

Sala de aula vazia com máscara em destaque se referindo ao ensino remoto que as escolas tiveram que se adaptar diante da Pandemia do Covid-19. [1]

Frente aos desafios enfrentados por muitas escolas e profissionais da educação durante esse período, como podem ser trabalhados os conteúdos que envolvem a temática do Covid-19 para alunos do Ensino Fundamental? Visto que esse tema é um tanto delicado e envolve, sobretudo, questões sociais, políticas e econômicas. Além do fator emocional do estudante, o qual sente-se atingido pelas consequências advindas de uma Pandemia, que ocorre em um mundo globalizado e envolvido pela tecnologia, na era da informação.

Ou seja, além dos impactos da pandemia nos hábitos comportamentais, as ferramentas digitais também influenciam em mudanças significativas no comportamento, emoções e até mesmo como nos relacionamos. A vantagem é que o profissional da educação pode usar essas ferramentas digitais ao seu favor, visto que faz parte do seu cotidiano.

Como aplicar em minha aula esse conteúdo?

Para isso, a Super Ensino, que é uma plataforma de reforço escolar online, no ano de 2020, disponibilizou materiais digitais e lives ao vivo com temáticas pertinentes sobre o assunto. Portanto, confira a série Covid-19 que foi pensada para que o aprendizado do estudante aconteça de maneira didática, com uma linguagem fácil de compreender assuntos que envolvem o tema da pandemia, dentro de vários componentes curriculares, como Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa:

 

Sugestão de sequência didática

Tema: Conhecendo o vírus da Covid-19 e como age  no corpo humano.

  • Inicialmente, apresente a proposta da temática aos alunos através da exposição de  imagens ou notícias pertinentes. Em seguida, realize uma pergunta com a intenção de  explorar  os conhecimentos prévios dos alunos;
  • Propor uma explicação inicial sobre o principal sistema humano que o vírus atinge. Uma sugestão, antes de falar sobre o conteúdo, é introduzir o tema “sistema respiratório”, para isso, preparamos um PDF com um resumo que pode ser aplicado em suas aulas, bem como,  possibilitar a realização dos exercícios de fixação. Além desse recurso, no canal da Super Ensino, disponibilizamos uma SuperAula ao vivo acerca do tema “Sistema Respiratório”;

 

Clique aqui para acessar o PDF sobre sistema respiratório!

  • Introduzindo o tema Vírus, trazendo conceitos, origem e principais sintomas, e como se tornou uma Pandemia global, a Série Covid-19 tem diversas videoaulas de até 5 minutos, em que os professores podem fazer uso a fim de servir como um recurso nessa etapa da sua sequência didática;

Playlist Série COVID-19:

Clique aqui para acessar a Playlist completa!

  • Em seguida, ao falar sobre os sintomas do vírus Covid-19, associar também sobre de que forma o vírus atinge o sistema respiratório no corpo humano. Possuímos também atividades aplicadas ao assunto, que estão disponíveis em nosso PDF com um resumo, segue o link abaixo:

Clique aqui para acessar o PDF sobre vírus!


  • Produção individual: Atividade prática que envolve habilidades perceptivas e analíticas do aluno, aplicando o que aprendeu sobre o uso dos cuidados preventivos, tais como o uso de sabão ser mais eficaz que o álcool em gel;

Experimento do sabão:

Experimento do Sabão

Imagem representativa do experimento para ser realizado, com os materiais necessários: Prato, água e sabão líquido. [2]

  • Após o experimento, é importante analisar o que ocorreu e explicar aos alunos que a utilização do álcool e do detergente podem causar a desnaturação e inativação do vírus. No experimento vimos que o tempero se afastou ao contato com sabão, ou seja, o uso desses materiais (sabão ou álcool) ajuda a combater os vírus, por isso a importância da prevenção;
  • Por fim, para realizar a revisão dos conteúdos, pode ser produzido um resumo e uma atividade avaliativa com os principais métodos preventivos, a importância da vacinação e a relação com a ciência.

Através das atividades presentes na sequência didática sugerida, o educador pode aliar a sua metodologia com recursos disponibilizados pela Super Ensino, se empoderando dessas ferramentas e efetivando o objetivo da aprendizagem mesmo que em cenário de ensino remoto.

Crédito das imagens:

[1] Suchawalun Sukjit / Shutterstock

[2] ADRIANA, Miriram Roteiro de atividade da semana - UME Alcides Lobo Viana - Prefeitura de Santos, 2020.



Compartilhe

Posts Similares

Quer mais conteúdos educativos?

Inscreva-se na SuperNewsletter!