Em 2020, com o impacto da Pandemia do Covid-19, houve o anúncio da paralisação das aulas presenciais, logo, vislumbrou-se um cenário totalmente diferente do habitual, atingindo as esferas econômica, política e social. As Escolas precisam, de modo urgente, se adequar ao formato totalmente digital, ou híbrido, de forma disruptiva, e acelerada, visto que todos foram pegos de surpresa, o que causou a preocupação de toda a comunidade escolar em relação ao futuro de nossos estudantes.
Sala de aula vazia com máscara em destaque se referindo ao ensino remoto que as escolas tiveram que se adaptar diante da Pandemia do Covid-19. [1]
Frente aos desafios enfrentados por muitas escolas e profissionais da educação durante esse período, como podem ser trabalhados os conteúdos que envolvem a temática do Covid-19 para alunos do Ensino Fundamental? Visto que esse tema é um tanto delicado e envolve, sobretudo, questões sociais, políticas e econômicas. Além do fator emocional do estudante, o qual sente-se atingido pelas consequências advindas de uma Pandemia, que ocorre em um mundo globalizado e envolvido pela tecnologia, na era da informação.
Ou seja, além dos impactos da pandemia nos hábitos comportamentais, as ferramentas digitais também influenciam em mudanças significativas no comportamento, emoções e até mesmo como nos relacionamos. A vantagem é que o profissional da educação pode usar essas ferramentas digitais ao seu favor, visto que faz parte do seu cotidiano.
Como aplicar em minha aula esse conteúdo?
Para isso, a Super Ensino, que é uma plataforma de reforço escolar online, no ano de 2020, disponibilizou materiais digitais e lives ao vivo com temáticas pertinentes sobre o assunto. Portanto, confira a série Covid-19 que foi pensada para que o aprendizado do estudante aconteça de maneira didática, com uma linguagem fácil de compreender assuntos que envolvem o tema da pandemia, dentro de vários componentes curriculares, como Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa:
Sugestão de sequência didática
Tema: Conhecendo o vírus da Covid-19 e como age no corpo humano.
- Inicialmente, apresente a proposta da temática aos alunos através da exposição de imagens ou notícias pertinentes. Em seguida, realize uma pergunta com a intenção de explorar os conhecimentos prévios dos alunos;
- Propor uma explicação inicial sobre o principal sistema humano que o vírus atinge. Uma sugestão, antes de falar sobre o conteúdo, é introduzir o tema “sistema respiratório”, para isso, preparamos um PDF com um resumo que pode ser aplicado em suas aulas, bem como, possibilitar a realização dos exercícios de fixação. Além desse recurso, no canal da Super Ensino, disponibilizamos uma SuperAula ao vivo acerca do tema “Sistema Respiratório”;
Clique aqui para acessar o PDF sobre sistema respiratório!
- Introduzindo o tema Vírus, trazendo conceitos, origem e principais sintomas, e como se tornou uma Pandemia global, a Série Covid-19 tem diversas videoaulas de até 5 minutos, em que os professores podem fazer uso a fim de servir como um recurso nessa etapa da sua sequência didática;
Playlist Série COVID-19:
Clique aqui para acessar a Playlist completa!
- Em seguida, ao falar sobre os sintomas do vírus Covid-19, associar também sobre de que forma o vírus atinge o sistema respiratório no corpo humano. Possuímos também atividades aplicadas ao assunto, que estão disponíveis em nosso PDF com um resumo, segue o link abaixo:
Clique aqui para acessar o PDF sobre vírus!
- Produção individual: Atividade prática que envolve habilidades perceptivas e analíticas do aluno, aplicando o que aprendeu sobre o uso dos cuidados preventivos, tais como o uso de sabão ser mais eficaz que o álcool em gel;
Experimento do sabão:
Imagem representativa do experimento para ser realizado, com os materiais necessários: Prato, água e sabão líquido. [2]
- Após o experimento, é importante analisar o que ocorreu e explicar aos alunos que a utilização do álcool e do detergente podem causar a desnaturação e inativação do vírus. No experimento vimos que o tempero se afastou ao contato com sabão, ou seja, o uso desses materiais (sabão ou álcool) ajuda a combater os vírus, por isso a importância da prevenção;
- Por fim, para realizar a revisão dos conteúdos, pode ser produzido um resumo e uma atividade avaliativa com os principais métodos preventivos, a importância da vacinação e a relação com a ciência.
Através das atividades presentes na sequência didática sugerida, o educador pode aliar a sua metodologia com recursos disponibilizados pela Super Ensino, se empoderando dessas ferramentas e efetivando o objetivo da aprendizagem mesmo que em cenário de ensino remoto.
Crédito das imagens:
[1] Suchawalun Sukjit / Shutterstock
[2] ADRIANA, Miriram Roteiro de atividade da semana - UME Alcides Lobo Viana - Prefeitura de Santos, 2020.