Em 2020, com o impacto da Pandemia do Covid-19, houve o anúncio da paralisação das aulas presenciais, logo, vislumbrou-se um cenário totalmente diferente do habitual, atingindo as esferas econômica, política e social. As Escolas precisam, de modo urgente, se adequar ao formato totalmente digital, ou híbrido, de forma disruptiva, e acelerada, visto que todos foram pegos de surpresa, o que causou a preocupação de toda a comunidade escolar em relação ao futuro de nossos estudantes.
Sala de aula vazia com máscara em destaque se referindo ao ensino remoto que as escolas tiveram que se adaptar diante da Pandemia do Covid-19. [1]
Frente aos desafios enfrentados por muitas escolas e profissionais da educação durante esse período, como podem ser trabalhados os conteúdos que envolvem a temática do Covid-19 para alunos do Ensino Fundamental? Visto que esse tema é um tanto delicado e envolve, sobretudo, questões sociais, políticas e econômicas. Além do fator emocional do estudante, o qual sente-se atingido pelas consequências advindas de uma Pandemia, que ocorre em um mundo globalizado e envolvido pela tecnologia, na era da informação.
Ou seja, além dos impactos da pandemia nos hábitos comportamentais, as ferramentas digitais também influenciam em mudanças significativas no comportamento, emoções e até mesmo como nos relacionamos. A vantagem é que o profissional da educação pode usar essas ferramentas digitais ao seu favor, visto que faz parte do seu cotidiano.
Para isso, a Super Ensino, que é uma plataforma de reforço escolar online, no ano de 2020, disponibilizou materiais digitais e lives ao vivo com temáticas pertinentes sobre o assunto. Portanto, confira a série Covid-19 que foi pensada para que o aprendizado do estudante aconteça de maneira didática, com uma linguagem fácil de compreender assuntos que envolvem o tema da pandemia, dentro de vários componentes curriculares, como Ciências, História, Geografia e Língua Portuguesa:
Clique aqui para acessar o PDF sobre sistema respiratório!
Clique aqui para acessar a Playlist completa!
Clique aqui para acessar o PDF sobre vírus!
Imagem representativa do experimento para ser realizado, com os materiais necessários: Prato, água e sabão líquido. [2]
Através das atividades presentes na sequência didática sugerida, o educador pode aliar a sua metodologia com recursos disponibilizados pela Super Ensino, se empoderando dessas ferramentas e efetivando o objetivo da aprendizagem mesmo que em cenário de ensino remoto.
[1] Suchawalun Sukjit / Shutterstock
[2] ADRIANA, Miriram Roteiro de atividade da semana - UME Alcides Lobo Viana - Prefeitura de Santos, 2020.