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Robótica Educacional: por que professores devem entender esse conceito

Escrito por Super Ensino | 02/03/22 12:00

A Robótica Educacional é uma ferramenta pedagógica divertida e inovadora que se torna cada dia mais importante. Isso porque, através de atividades lúdicas, os alunos desenvolvem conhecimentos e habilidades que serão muito úteis para o futuro. 

Como ciência, o estudo sobre robótica envolve desde o projeto da estrutura de um robô até o desenvolvimento do código para programar suas funções.

Ela é o ramo da engenharia especializado em todo o processo de criação, construção e aplicação de robôs, que são uma realidade cada vez mais presente em vários mercados. Logo, conhecer o básico desse tema pode ser muito útil para os estudantes, bem como para os professores.

Sobre isso vamos te ajudar a refletir neste artigo. Continue lendo para entender!

→ Comece conferindo a exposição do professor Tiago Cauassa durante o Encontro da Rede Super Ensino

A Robótica Educacional e seu uso nas escolas

Hoje a tecnologia faz parte do dia a dia das crianças: desde brincar no tempo livre até aprender na escola. Por isso, introduzir a Robótica em sala de aula é quase que um caminho natural, uma vez que as habilidades que ela traz são cada vez mais demandadas tanto no mercado de trabalho quanto na vida em geral. 

Pode-se dizer que o uso da Robótica Educacional nasceu da busca dos professores em criar ambientes propícios à aprendizagem, onde os alunos se tornem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento. Isso, por meio de seus processos cognitivos e metacognitivos, leva-os a responder às necessidades que surgem na sociedade atual imersa na era da informação.

Quando usada corretamente, essa ferramenta facilita a compreensão de conceitos complexos, cria novos modelos de pensamento e aumenta a criatividade dos indivíduos.

Mas atenção: não se trata de substituir os educadores por robôs. Pelo contrário, o professor tem papel fundamental nesse “novo mundo”, pois se mostra como um guia ou facilitador, fomentando as relações interpessoais pessoais (aluno-professor, aluno-aluno). 

É ele quem planeja as atividades, oferece recursos e orientação na realização de cada uma das etapas para atingir o objetivo proposto. Ele promove o trabalho em equipe para que seus educandos gerem seu próprio conhecimento, utilizando o erro como fonte de aprendizado e não como falha.

Neste sentido, a introdução à robótica para crianças serve como uma alternativa para tornar atrativas algumas áreas do conhecimento que poderiam ser complexas para os alunos — matemática, por exemplo. 

Sob a mediação de tecnologias que facilitem a compreensão e interpretação, chega-se a aprendizados significativos e duradouros

Em suma, a Robótica Educacional é uma excelente aliada em sala de aula, pois facilita o entendimento de conceitos abstratos e complexos ao mesmo tempo em que estimula a criatividade. Além disso, facilita o desenvolvimento de competências básicas como o trabalho em equipe, e o desenvolvimento de habilidades produtivas, criativas, digitais e de comunicação. Tudo isso como um motor de transformação de ideias, atitudes e relações.

→ Confira o entusiasmo da Amanda Freitas com o projeto escolar que colocou o Amazonas em segundo lugar em uma feira de Robótica:

 

Na prática, os benefícios da Robótica Educacional

A Robótica Educacional faz com que a introdução de conhecimentos técnicos seja simples e divertida, conseguindo uma verdadeira transformação na formação integral dos estudantes.

Entre as diferentes vantagens dessa ferramenta, destacam-se:

  • desenvolvimento da linguagem;
  • domínio das habilidades motoras finas;
  • incentiva à inovação e ao pensamento crítico;
  • aprendizado de matemática e resolução de problemas;
  • desenvolvimento do trabalho em equipe, da socialização;
  • melhorias na memória, na concentração;
  • estímulo à curiosidade (vontade de descobrir como as coisas funcionam);
  • evolução do pensamento lógico por meio de estruturas de programação;
  • ganho de habilidades de liderança;
  • incentivo ao espírito colaborativo.

Em termos práticos, o aprendizado robótico pode ser dividido nas diferentes fases que devem ser realizadas para construir uma máquina: projeto, construção e programação. E como cada criança terá aptidões específicas para uma ou mais destas fases, a chave para atingir o interesse e envolvimento dos alunos é detectar e potenciar o seu perfil. 

Resumindo

O uso da Robótica no ensino de crianças e adolescentes nos processos de ensino-aprendizagem permite uma melhor compreensão e interpretação da sua realidade (o mundo que as rodeia). 

Isso, sem descuidar da promoção do trabalho colaborativo, facilitando a responsabilidade e a tomada de decisões. Especialmente sob a geração de situações de tentativa e erro, nas quais possam ser geradas soluções alternativas para problemas que surgem em sala de aula.

Pode-se dizer então que a Robótica Educacional é uma ferramenta excelente pois, por meio de atividades didáticas que utilizam meios tecnológicos, o conhecimento é ativado e construído; ações são geradas e interesses são despertados nos alunos. O que promove apreço pela ciência e ganho de desenvolvimento escolar. 

Quer se aprofundar mais na Robótica Educacional; pensar, por exemplo, em como lidar com ela no ensino público onde os recursos técnicos e orçamentários são escassos? Baixe agora o eBook que lançamos sobre este tema; é grátis!

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