O ChatGPT é um modelo avançado de processamento de linguagem natural que representa a vanguarda da Inteligência Artificial. Sua intrincada arquitetura o capacita a compreender e gerar texto com extrema precisão e relevância contextual.
Treinado em um vasto conjunto de dados textuais, o ChatGPT pode abordar uma ampla variedade de tópicos e responder com base em seu vasto conhecimento prévio.
Na prática, essa ferramenta tem inúmeras aplicações, desde a criação de assistentes virtuais e chatbots até a produção de conteúdo, tradução automática, resumo de textos e muito mais.
Agora, quais são os desafios que essa ferramenta traz para os educadores? Como eles podem orientar seus alunos para a utilização correta?
É o que vamos te ajudar a pensar ao longo deste artigo.
Confira!
Entre os desafios enfrentados pelos profissionais da Educação devido à popularidade do ChatGPT entre os alunos, destacam-se os que listamos a seguir.
Educadores enfrentam o desafio de lidar com a grande quantidade de informações disponíveis para os estudantes por meio do ChatGPT, o que pode dificultar o discernimento do conteúdo confiável.
O uso indiscriminado do ChatGPT pode levar os alunos a plagiar textos gerados pela IA, prejudicando sua capacidade de produzir trabalhos originais.
Educadores precisam lidar com a possível dependência dos estudantes em relação ao ChatGPT para resolver problemas e realizar tarefas, o que pode prejudicar o desenvolvimento de habilidades críticas.
Por exemplo, o uso constante da IA pode resultar na redução das habilidades de escrita dos estudantes, já que eles podem optar por soluções rápidas em vez de desenvolver suas próprias habilidades de redação.
Como ferramenta automatizada e treinada em conteúdos da web, o ChatGPT pode gerar conteúdo ofensivo, inapropriado ou tendencioso. Exigindo que os professores discutam questões éticas e promovam o uso responsável da tecnologia.
Educadores podem enfrentar o desafio de garantir que os estudantes compreendam o conteúdo gerado pelo ChatGPT, em vez de simplesmente aceitá-lo sem questionar.
Ao mesmo tempo, a avaliação do trabalho dos estudantes se torna complicada, pois é difícil determinar se o texto foi realmente produzido pelo aluno ou gerado pela IA.
Educadores precisam garantir que os estudantes usem o ChatGPT de maneira segura, evitando a divulgação de informações pessoais ou o envolvimento em atividades prejudiciais.
→ Leia também: Como aproveitar o ChatGPT nos seus processos de ensino-aprendizagem?
É inegável que os educadores precisam aprender a integrar o ChatGPT e outras soluções de IA Generativa de maneira eficaz em suas atividades de aprendizado. Isso tornando-as ferramentas complementares e não em caráter de substituição completa do ensino tradicional.
Para tal, devem estar preparados para orientar os alunos no uso responsável.
Como fazer isso?
Confira algumas dicas, a seguir:
Apresente o ChatGPT como uma ferramenta educacional poderosa que pode auxiliar no aprendizado.
Em seguida, estabeleça regras claras sobre quando e como os alunos devem usar, enfatizando que é uma ferramenta de apoio, não um substituto para o aprendizado ativo.
Mostre casos práticos de como o ChatGPT pode ser útil em tarefas educacionais, como pesquisa, redação e resolução de problemas.
Também instrua os estudantes a realizar exercícios práticos supervisionados, onde eles usam o ChatGPT para obter respostas e esclarecer dúvidas relacionadas ao conteúdo.
Ensine a turma a verificar as informações obtidas do ChatGPT com fontes confiáveis; e a pensar criticamente sobre as respostas geradas.
Além disso, estimule-os a fazerem perguntas sobre o processo de geração de respostas pela plataforma — e a discutirem suas descobertas com colegas.
Acompanhe o uso do ChatGPT e avalie como ele está contribuindo para o aprendizado, fazendo ajustes conforme necessário.
Esteja disponível para responder a perguntas e preocupações, e adapte a orientação conforme as necessidades dos estudantes.
Lembre os alunos sobre a importância de usar o ChatGPT de forma ética, evitando plágio e respeitando os direitos autorais.
Explore como o ChatGPT pode ser usado de maneiras criativas e inovadoras para enriquecer o aprendizado, como a criação de histórias ou simulações educacionais.
→ Leia também: Como inserir a tecnologia na alfabetização de crianças em sala de aula.
Nós preparamos um guia bem completo com tudo o que os educadores devem saber sobre as interfaces de IA Generativa. Nele, trazemos dados sobre os impactos dessas tecnologias para a Educação e também damos dicas práticas para aproveitá-las.
Neste material, você vai ver:
Clique no banner e faça o download grátis agora mesmo!
Super Ensino é a plataforma digital de reforço escolar mais completa do norte do Brasil.
Direcionada ao Ensino Fundamental, ela reúne tecnologia e didática para ajudar os estudantes a aprofundar seu conhecimento nas matérias vistas em sala de aula.
Com a Super Ensino, os estudantes melhoram seu desempenho e os professores e gestores de educação contam com a tecnologia para potencializar seus resultados pedagógicos — incluindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).