Há diversos educadores com grande destaque ao ensinar nas redes sociais. Eles agora recebem o nome de “professor influenciador”, numa referência aos blogueiros e outros comunicadores que navegam bem pelas plataformas digitais.
Já há quem aponte que este é um novo fenômeno, especialmente potencializado durante a pandemia de COVID-19.
Naquele momento, muitas crianças e adolescentes não podiam frequentar a escola e, ao mesmo tempo, já estavam bem ambientadas com o universo online.
Como descreve a Frontiers In Psychology, “com o crescimento das redes sociais e o aumento da presença online de muitas instituições acadêmicas”, os alunos estavam usando Instagram, Facebook e outras redes para “participar de discussões regulares sobre tópicos de tendências e manter contato com colegas ou instrutores”.
Você já pensou em ensinar nas redes sociais? Continue lendo para ver dicas de como fazer isso!
Confira, a seguir, quais são os primeiros passos que devem ser dados rumo à docência online!
Tudo começa por escolher para qual público você quer ensinar. São estudantes do ensino básico, do fundamental, secundaristas ou universitários?
Essa definição é a que vai nortear tudo: do tom de voz ao conteúdo em si; dos formatos (texto, áudio, vídeo…) à frequência das publicações.
Com o público bem definido, veja quais redes sociais são mais aderentes a ele.
Embora você possa atuar em todas as plataformas online, é interessante começar com poucas. Dessa forma, vai se ambientando e pode expandir futuramente.
Todas as mídias sociais têm seus próprios mecanismos, ainda que no geral elas apresentem um funcionamento bastante parecido.
Vale a pena buscar tutoriais no YouTube sobre como operar as redes, ou mesmo ler os materiais disponíveis nas próprias plataformas.
→ Por exemplo, para saber como operar o YouTube, clique aqui.
Ao criar os perfis nas redes que você vai publicar, faça uma Bio que deixe bem claros os seus objetivos. Esta é a primeira coisa que as pessoas vão olhar quando se depararem com sua página.
Busque não deixar dúvida de que você é um professor e seu conteúdo está direcionado para determinados alunos, determinada matéria e assim por diante.
Como docente, você sabe que precisa de um certo “fôlego” para preparar aulas. E isso não é diferente quando se trata de produzir conteúdo para a internet.
Por isso, antes de começar a postar, faça o que os profissionais de Marketing chamam de “estoque de conteúdo”. Dessa forma, você terá uma sequência de aulas já gravadas para o YouTube, por exemplo.
Busque definir um cronograma de postagens, de preferência seguindo uma periodicidade. Você pode começar postando uma vez por semana ou até diariamente — se tiver tempo e material novo para apresentar a cada dia.
O que é crucial, no entanto, é interagir com seus seguidores. Isso inicialmente é bastante fácil, pois pouca gente ainda vai te seguir.
Depois, conforme o volume for aumentando, priorize aqueles que vieram comentar logo depois que você postou.
Use os recursos de Stories para responder perguntas de vez em quando. E deixe ao menos um “like” nos comentários mais produtivos.
Por fim, aproveite as facilidades do digital para testar novos formatos de conteúdo. Veja o que você pode fazer para tornar seu material cada vez mais interessante e proveitoso para seus seguidores/alunos.
Super Ensino é a plataforma digital de reforço escolar mais completa do norte do Brasil.
Direcionada ao Ensino Fundamental, ela reúne tecnologia e didática para ajudar os estudantes a aprofundar seu conhecimento nas matérias vistas em sala de aula.
Com a Super Ensino, os estudantes melhoram seu desempenho e os professores e gestores de educação contam com a tecnologia para potencializar seus resultados pedagógicos — incluindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).